data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma operação com mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados a assaltos que ocorreram em Tupanciretã. Um homem, de 38 anos, e uma jovem, de 22, foram presos na operação. Outro jovem, de 28 anos, também suspeito dos assaltos, já estava preso.
A operação, chamada de "Dominus", foi coordenada pelo delegado Adriano de Rossi, titular da delegacia de Tupanciretã, e contou com o apoio de outras sete delegacias de Santa Maria, Júlio de Castilhos, Pinhal Grande e da Superintendência dos Serviços Penitenciários. A ação, que teve envolvimento de 22 policiais e sete viaturas, cumpriu seis mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária.
Carro capota e deixa três pessoas feridas em Cacequi
Conforme o delegado Adriano, a investigação iniciou após ocorreram dois roubos em dois dias em Tupanciretã, algo considerado atípico no município. No primeiro roubo, ocorrido em 6 de maio, dois indivíduos armados entraram em um posto de combustíveis e fugiram com dinheiro e um aparelho celular. Já no dia 8 de maio, um homem com capacete e arma de fogo invadiu uma farmácia e roubou dinheiro. Na espera do criminoso, havia outro homem em uma motocicleta.
Um dos mandados de prisão foi cumprido no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos. A investigação apontou um dos suspeitos é um apenado, de 28 anos, que estava em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde o dia 25 de março. No dia 25 de abril, ele entrou na condição de foragido por ter violado o limite imposto pela tornozeleira e, no dia 11 de maio, se apresentou espontaneamente na penitenciária. Segundo a polícia, ele possui antecedentes policiais por dois furtos qualificados, cinco roubos majorados, tentativa de latrocínio, receptação, posse irregular de arma de fogo e furto simples.
Secretário da prefeitura de Cacequi é afastado após investigação estadual
Outro homem, de 38 anos, foi preso temporariamente na localidade de Aguapé e possui antecedentes policiais por lesão corporal, furto qualificado, homicídio na forma tentada, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lesão corporal doméstica. A prisão é temporária e tem prazo de 30 dias. Ele foi encaminhado ao Presídio de Júlio de Castilhos.
Também foi presa, de forma preventiva, uma jovem, de 22 anos, no Bairro Pedreira. Ela é suspeita de ter cometido um roubo em Tupanciretã na noite de 24 de abril. Segundo as investigações, ela e um homem, que foi preso naquela semana, invadiram a residência da vítima, no Bairro Marcial Terra, agrediram-na diversas vezes e roubaram uma quantia em dinheiro. A suspeita possui antecedentes policias por roubo majorado e, desde 28 de janeiro, estava em prisão domiciliar. Ela foi levada ao Presídio Regional de Santa Maria.
Além das prisões, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos Bairros Gaúcho e Centro, e outro foi cumprido no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram apreendidas peças de roupas suspeitas de terem sido utilizadas nos roubos.
*Colaborou Janaína Wille